terça-feira, 16 de outubro de 2012

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO

Fica por aqui: Rel-OE2013 (atenção: a paginação não está correta)

Apagou-se-me a luz…é MESMO MAIS do mesmo…ou ainda pior...

Até os fundos comunitários voaram: de 36,3 milhões em 2012 passa-se para 3,6 em 2013 (MENOS 90%)

5,7 MIL MILHÕES DE EUROS para o ensino básico e secundário, mais ou menos vintém, mas nem com uma candeia de azeite encontro uma alusão aos docentes excepto a referente às remunerações que ascendem a 4 mil milhões, inferiores a 2012 apesar da reposição de um subsídio:  TINHAM QUE DIZER QUE SOMOS RESPONSÁVEIS POR ESTE MONTANTE, MAS NÃO DIZEM QUE DÃO COM UMA MÃO E RETIRAM O MESMO, COM VALOR  ACRESCENTADO, COM A OUTRA...


 
Extracto do relatório do orçamento 2013
Ensino Básico e Secundário
Algumas medidas:
· Garantir o acesso ao ensino especial e adequar a intervenção educativa e a resposta terapêutica às necessidades dos alunos e das suas famílias;  MAS ISTO NÃO ESTÁ GARANTIDO HÁ SÉCULOS?
· Reforçar a aposta no ensino profissionalizante de jovens; CÁ ESTÁ A SOMBRA DO IEFP!
· Melhoria da articulação entre as entidades do sistema educativo e as do sistema de formação profissional, públicas, privadas e cooperativas, numa lógica de complementaridade; CÁ ESTÁ NOVAMENTE O DEDO DO IEFP… HÁ QUE SER COMPLEMENTAR… SE HÁ NUM LADO… NÃO HÁ NA ESCOLA PÚBLICA!

SERÁ QUE EM 2013, OS EFAS, CEFAS E DEMAIS MODALIDADES MODULARES E PROFISSIONALIZANTES,VÃO TODOS MIGRAR PARA A ÓRBITRA DO IEFP A EXEMPLO DOS CNOs?
Administração Escolar
Alguns compromissos:
· Continuar as reformas na administração escolar, onde para o efeito será adotado um conjunto de medidas em áreas de intervenção diversas, como sejam,
- a estabilidade e dignificação da profissão docente; O CAMINHO PERCORRIDO ATÉ AGORA ASSIM O SINALIZA… E DE QUE MANEIRA!
- a racionalização da rede de oferta de ensino, através da estabilização do processo de organização dos agrupamentos de escola; MAIS MEGAS!

SOMOS A CLASSE PROFISSIONAL COM MAIOR TAXA DE MIGRAÇÃO, AGORA SÓ FALTA QUE OS MEGAS TAMBÉM MIGREM PARA OUTRA TUTELA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário